Elenco
FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ - Perguntas Frequentes


O que é o Vôlei Renata?
O Vôlei Renata é o nome fantasia da Entidade de Prática Desportiva (EPD) Brasil Vôlei Clube, com sede em Campinas. Conforme seu Estatuto Social (disponível na íntegra neste site), o BVC é uma pessoa jurídica de direito privado, de natureza esportiva, constituída sob forma de associação civel sem fins econômicos.

Quais são os objetivos do Vôlei Renata?
O Vôlei Renata tem como objetivos, entre eles, apresentar os benefícios físicos e sociais do esporte através de três pilares que constituem o projeto: social, categorias de base e alto rendimento. Na parte social, incentivando ações de bem estar social através de doações e apresentando os benefícios do esporte na construção de valores; através das categorias de base, o Vôlei Renata fomenta a renovação da modalidade; por fim, a equipe de alto rendimento gera visibilidade da saudabilidade do esporte e do incentivo à prática esportiva.

Como é composta a Diretoria do Vôlei?
A Diretoria do Vôlei Renata é composta por Diretor Presidente, Diretor Vice-Presidente, Conselho Fiscal, Colegiado de Direção e Ouvidoria, eleitos através de Assembleia Geral entre os filiados. Também é composta pela Comissão de Atletas, por sua vez eleita através de pleito entre as atletas das equipes filiadas.

Quais cargos do Vôlei Renata recebem remuneração?
Os cargos estatutários, nos quais estão englobados a Diretoria do Vôlei Renata (Presidência, Vice-presidência, Conselho Fiscal, Colegiado de Direção, Ouvidoria e Comissão de Atletas), não recebem remuneração, exercendo funções de caráter voluntário. São remunerados somente os cargos operacionais, exercidos por funcionários ou terceiros, cujos vencimentos são aprovados pelo Conselho de Administração e demonstrados em balanço anual.

Quem faz parte do Vôlei Renata?
De acordo com o Estatuto Social do Vôlei Renata, podem ser admitidas como associadas, pessoas físicas, que solicitem inscrição no Clube através de ficha cadastral e satisfaçam às exigências contidas no Estatuto Social e nos regulamentos internos, sendo inscrição submetida à aprovação da Diretoria. 

Qual o período da temporada do Vôlei Renata?
O time de alto rendimento disputa uma temporada de dez meses, entre agosto e maio, com, no mínimo, quatro campeonatos em disputa, Copa São Paulo, Campeonato Paulista, Copa Brasil e Superliga. As categorias de base operam entre março e outubro, respeitando períodos de férias escolares.

Como posso assistir os jogos do Vôlei Renata?
As partidas podem ser acompanhadas in loco, no Ginásio do Taquaral, sem custos, trocando ingresso por um quilo de alimento não perecível, ou à distância, através de transmissão ao vivo pela internet no Canal Vôlei Brasil, da TVNsports, ou pelo canal fechado Sportv . Os conteúdos são pagos.

Onde posso acompanhar a classificação e a tabela de jogos do Vôlei Renata?
A tabela de jogos, com resultados, classificação e estatísticas atualizadas, bem como o histórico de edições passadas, estão disponíveis neste site, na seção Classificação da aba Campeonatos e Elenco na aba Equipe do menu principal.

Preciso comprar ingressos para assistir aos jogos do Vôlei Renata?
Os ingressos são trocados por um quilo de alimento não perecível nas bilheterias do Ginásio do Taquaral ou em pontos de trocas pontuais divulgados nos canais oficiais do Vôlei Renata. A retirada de ingresso começam sempre na véspera das partidas, ao meio-dia e vão até as 20 horas. No dia do jogo também é trocar, a partir do meio-dia.

Existe(m) outro(s) canal(is) onde posso encontrar informações oficiais sobre o Vôlei Renata?
Além deste site oficial, você pode encontrar informações referentes ao Vôlei Renata por meio das páginas oficiais nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), acessíveis pelos ícones dispostos no canto superior direito da página.

Como posso entrar em contato com o Vôlei Renata?
As informações completas de contato, como endereço, telefone, e-mail e horário de atendimento estão disponíveis na aba Contato do Menu principal.

O Vôlei Renata desenvolve trabalhos/projetos sociais?
O Vôlei Renata trabalha o lado social na cidade de Campinas. Desde 2010, acontece a parceria com o Instituto Compartilhar, que tem como presidente o técnico Bernardinho. Esse trabalho consiste em assistir 250 crianças, entre 7 e 14 anos de idade, em cinco núcleos (escolas municipais de Campinas e Itu), com aulas de mini-vôlei no contra turno escolar, na própria instituição de ensino.

Outra ação realizada pelo Vôlei Renata é feita através da troca de ingressos para os jogos da equipe no Taquaral. Os bilhetes são trocados por um quilo de alimento não perecível e o total arrecadado é doado ao Banco Municipal da cidade, que possui 119 entidades cadastradas e beneficia com essas doações 17 mil pessoas. Desde 2010, já foram arrecadadas mais de 100 toneladas de alimento no Taquaral.

Além destas ções constantes, a equipe campineira promove outras atividades sociais como: clínicas de vôlei, ações ambientais (plantio de árvores, visitas a reservas ambientais e incentivo a reciclagem), doação de sangue, visita a hospitais e participação em campanhas beneficentes de doação de agasalhos e incentivo a leitura.

Pra onde vão os alimentos arrecadados nos jogos do Vôlei Renata?
Os alimentos arrecadados em jogos organizados pelo Vôlei Renata são doados ao Banco Municipal de Alimentos de Campinas, que possui 119 entidades cadastradas e beneficia com essas doações 17 mil pessoas. Desde 2010, já foram arrecadadas mais de 40 toneladas de alimento no Taquaral. Por sua contribuição, o projeto recebe há mais de três anos certificados e homenagens pela arrecadação e doação de alimentos.
 
O que é o projeto Vôlei em Rede do Instituto Compartilhar?
O Projeto Vôlei em Rede, do Instituto Compartilhar, parceiro do Vôlei Renata, idealizado pelo multicampeão Bernardinho, ensina vôlei e os valores do esporte para mais 250 crianças, entre 7 e 14 anos de idade, em cinco núcleos (escolas municipais de Campinas e Itu), com aulas de mini-vôlei no contra turno escolar, na própria instituição de ensino.Em um ambiente acolhedor e divertido, os professores usam a Metodologia Compartilhar de Iniciação ao Voleibol que prioriza o ensino do esporte com valores (cooperação, responsabilidade, respeito e autonomia) com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos. Além de incluí-los socialmente e oportunizar a participação em eventos diversos, o projeto incentiva hábitos de vida mais saudáveis em uma sociedade cada vez menos ativa.

O Vôlei Renata organiza peneiras/testes de vôlei?
Com categoria de base consolidada, o Vôlei Renata organiza testes e peneiras sempre em dezembro, em suas próprias instalações, no Ginásio do Taquaral. As categorias e datas dos testes são divulgados nos canais oficiais do projeto com antecedência de pelo menos um mês. 

Quantos atletas formam as categorias de base?
As categorias de base são formadas por cerca de 40 jovens entre 16 e 20 anos, divididos em três categorias: sub-17, sub-19 e sub-21. A quantidade de jogadores varia de um ano para outro, conforme a necessidade do clube e das comissões técnicas e do planejamento de transição entre as categorias.

Qual estrutura das categorias de base?
Os atletas formados no Vôlei Renata usufruem da mesma estrutura do time de alto rendimento no Ginásio do Taquaral. Ou seja, tem acesso à quadra, academia, fisioterapia e área médica, três vestiários.

Qual benefício dos atletas que formam as categorias de base?
Os jovens recebem acompanhamento escolar, médico, fisioterápico, nutricional, odontológico, plano de saúde, além da ajuda de custo. Quem é de fora de Campinas ganha moradia do clube, os jovens da região de Campinas recebem auxílio-transporte.

Quais títulos do Vôlei Renata?
O projeto do Vôlei Renata é campeão dos Jogos Regionais em 2010, vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior nas temporadas 2010 e 2011, campeão dos Jogos Abertos do Interior em 2012, vice-campeão da Copa São Paulo em 2010, 2012, 2015 e 2018, vice-campeão Paulista em 2012, 2013, 2019, terceiro lugar na Superliga 2013/2014, vice-campeão da Copa Brasil 2015 e 2016, Campeão da Copa São Paulo 2014 e 2019, vice-campeão da Superliga 2015/2016, terceiro lugar no Campeonato Paulista 2015/2016, 2016/2017 e 2018/2019

Onde posso comprar camisas do Vôlei Renata?
O Vôlei Renata vende uniformes oficiais através de sua loja virtual digital (www.shopvolei.com.br), que pode ser acessada clicando no canto superior direito da página inicial. Além disso, o time monta loja física em seus jogos disputados no Ginásio do Taquaral, em Campinas.