Superliga

Capitão do Vôlei Renata, Rodriguinho atinge marca histórica na Superliga

11/10/2017 11:14

Quando a bola subir para a partida entre Vôlei Renata e Caramuru/Ponta Grossa, no próximo sábado (14), no interior do Paraná, o levantador Rodriguinho, de 37 anos, atingirá uma marca histórica na carreira. O capitão do time campineiro iniciará a disputa de sua 21ª Superliga – a quinta pelo projeto de Campinas. 

Rodriguinho jogou a Superliga pela primeira vez com 17 anos, na temporada 96/97. De lá para cá, rodou pelo Brasil em equipes como Suzano, Ulbra, São Bernardo, Araraquara e Montes Claros. A única vez que ficou de fora do torneio nacional foi na temporada 2008/2009, quando defendeu o Pineto, da Itália.

“Eu ainda era juvenil na minha primeira Superliga, mas convivia com meus ídolos de infância. Levantava bola para o Marcelo Negrão, era treinado pelo Renan Dal Zotto. Acho que joguei dois jogos, em um deles larguei uma bola de segunda, sai comemorando. Ficou marcado isto na minha memória. Era um menino e estava ao lado de feras”, comentou o camisa 9, que estreou pelo extinto time da Olympikus. 

Entre todas as Superligas disputadas, algumas deixaram memórias mais saborosas. A última, na qual ajudou a levar o time campineiro até à semifinal, é uma delas. 

“Aqui em Campinas sempre foi marcante. Na temporada passada, a torcida empurrou a gente, apresentamos uma regularidade impressionante e chegamos até a semifinal jogando de igual com os principais candidatos ao título. Deu uma satisfação e um orgulho muito grande. É claro que outras também se tornaram inesquecíveis: a primeira como titular, quando estava em Araraquara, foi bem marcante, assim como quando disputei a decisão pela primeira vez, na temporada 2009/2010”, lembrou Rodriguinho. 

Durante as 20 Superligas, Rodriguinho viu bastante coisa mudar. O camisa 9 do Vôlei Renata estava atuando quando ocorreram algumas alterações significativas nas regras do esporte. Ele viu de perto a extinção da vantagem na contagem do placar e a criação da posição de líbero, entre outras mudanças.

“O vôlei teve um crescimento absurdo nas últimas décadas O contexto mudou como um todo. Antigamente, por exemplo, usávamos muito pouco a academia. Lembro que a preparação física era subir arquibancada, dar voltas na quadra correndo. Hoje, malhamos praticamente todo dia. Isto acaba influenciado no jogo. A força e a velocidade estão ainda mais presentes. Uma coisa que nunca mudou foi o alto nível da Superliga”, acrescentou.

Com alguns cabelos brancos e histórias para contar depois de tantas Superligas, Rodriguinho, agora, serve também como conselheiro para os jovens do Vôlei Renata. 

“Quando comecei a jogar, sempre fui o mais novo do time, demorei para dar conta que eu havia passado para o lado dos experientes. Tenho alguns companheiros de time que nasceram em 2000. É uma coisa até estranha. Eu já jogava e eles estavam nascendo. Tento ajudar, conversar, passar um pouco de tudo que passei”, encerrou o levantador. 

Quarto colocado na última Superliga, o Vôlei Renata estreia contra Caramuru/Ponta Grossa, no próximo sábado (14), às 20 horas.

SOBRE A SELMI

São 130 anos de tradição, conquistando a preferência do consumidor com diversos tipos de massas, farinhas, biscoitos, bolos, bolinhos, mistura para bolos, além de azeite, queijo ralado e café – por meio das marcas Renata e Galo. A receita é de sucesso: matérias-primas selecionadas, estrutura humana competente, tecnologia de ponta e controle de qualidade rigoroso. O resultado é a produção de centenas de toneladas de macarrão por dia, sempre mantendo a receita da legítima massa italiana, que era seguida por Adolfo Selmi, o fundador da companhia, em 1887. A empresa possui hoje modernas fábricas em Sumaré (SP) e Rolândia (PR), além de maquinário e engenharia de produção de primeiro mundo – com a capacidade de expandir sua estrutura física, sem interromper a produção. São 73 mil m2 de Centros de Distribuição, que recebem produtos diariamente.

SOBRE A MRV ENGENHARIA
Fundada em outubro de 1979, em Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos. Em 36 anos de atividades, vendeu mais de 275 mil unidades. É a única construtora brasileira presente em mais de 140 cidades de 20 Estados e no Distrito Federal.  Em 2015 a companhia vendeu 35.872 unidades e lançou 31.814 imóveis.

SOBRE A UNIMED CAMPINAS
Compromisso com a vida é o negócio da Unimed Campinas, a maior Unimed do interior do Brasil, há 45 anos no mercado. O cuidado com as pessoas está no DNA da Cooperativa, que atualmente possui mais de 3200 médicos cooperados e 800 mil vidas em atendimento. A Unimed Campinas dispõe também em sua rede de 22 hospitais, 11 day hospitals, 215 clínicas e laboratórios, um Pronto Atendimento em Sumaré, exclusivo para clientes e um Centro de Quimioterapia Ambulatorial. A confiança estabelecida com seus beneficiários e a solidez alcançada durante esses anos garantem a Cooperativa 72% do marketshare da região, além de ser a marca mais lembrada do setor, de acordo com pesquisa “Marcas de Sucesso”

SOBRE O PAGUE MENOS
Inaugurada em 1989, a Rede de Supermercados Pague Menos possui hoje 23 lojas em funcionamento nas cidades de Americana, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara d'Oeste, São Pedro, Sumaré e Tietê.

A empresa também possui um Auto Posto, um Centro Administrativo, Centro de Distribuição, uma Fábrica e um Frigorífico instalados em Nova Odessa. Com 5.300 colaboradores, a empresa segue em constante expansão. A fórmula do bom atendimento somada aos produtos de qualidade e preços imbatíveis faz do Pague Menos sinônimo de qualidade, economia, comodidade, competência e variedade. Pague Menos: tudo que você precisa em um só lugar!

SOBRE A FACULDADE ANHANGUERA
A Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos e, há mais de 20 anos, ajuda a mudar o futuro do país. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a instituição oferece conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presencial ou a distância, contribuindo com os projetos de vida de crescimento e ascensão profissional dos alunos. 

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera mantém diversas ações de responsabilidade social, efetuando milhões de atendimentos gratuitos à comunidade com apoio de professores, alunos e voluntários. Em 2014, passou a integrar o grupo Kroton, empresa brasileira com 50 anos de tradição que se tornou referência mundial no setor da educação pelo valor de mercado e pela quantidade de alunos. 

A Kroton é responsável por prover educação de qualidade a mais de um milhão de estudantes em diversas cidades por todo o Brasil. Inovadora e líder no desenvolvimento e aplicação de tecnologias educacionais, estimula projetos com impactos sociais, ambientais e econômicos, no âmbito corporativo e educacional. O padrão de governança corporativa permite o desenvolvimento de processos que colaboram com a tomada de decisão ágil, dinâmica, responsável e sustentável.

SOBRE A CDE
Entregar o melhor diagnóstico em imagem. Esta é a missão da Clínica CDE. É por isso que, além de investir em tecnologia e num corpo clínico altamente especializado, nos esforçamos para oferecer um atendimento dedicado, com profundo interesse no aspecto humano. 

Há 33 anos no mercado, a filosofia da clínica (sob responsabilidade técnica do Dr. Hélio Sebastião Amâncio de Camargo Júnior)  é fornecer resultados tecnicamente excelentes, com senso de urgência e convenientes, que atendam perfeitamente às necessidades de nossos clientes. 

Com unidades nas cidades de Campinas (SP) e Amparo (SP), nosso portfólio compreende exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia digital, densitometria óssea, raio-x digital, composição corporal, biópsias e procedimentos e laboratório clínico. 

SOBRE A SANASA
Fundada em 1974, a Sanasa atende mais de 1,1 milhão de pessoas em uma área de 796 quilômetros quadrados. Em abastecimento de água, a Sanasa atende 99,56% da população urbana. Também atende 92,46% da população com coleta de esgoto e possui 95% de capacidade instalada de tratamento de esgoto. Eleita a empresa do ano pela revista Saneamento Ambiental, a Sanasa tem 2.243 funcionários A empresa ainda tem forte atuação social e ambiental apoiando projetos de ação sustentável, uso consciente de água e cidadania.

Índice de Notícias